top of page

One Year Performance 1981-1982 (outdoor piece)

 

Tehching Hsieh

26/09/1981-26/09/1982

One Year Performance_Tehching Hsieh_2609
One Year Performance_Tehching Hsieh_2609

 

EXU ATRAPALHA-SE COM AS PALAVRAS

No começo dos tempos estava tudo em formação e lentamente os modos de vida na Terra foram sendo organizados, mas havia muito a ser feito.

Toda vez que Orunmilá vinha do Orum para ver as coisas do Aiê, era interrogado pelos orixás, humanos e animais, ainda não fora determinado qual o lugar para cada criatura e Orunmilá ocupou-se dessa tarefa.

Exu propôs que todos os problemas fossem resolvidos ordenadamente, ele sugeriu a Orunmilá que a todo orixá, humano e criatura da floresta fosse apresentada uma questão simples para a qual eles deveriam dar resposta direta, anatureza da resposta individual de cada um determinaria seu destino e seu modo de viver, Orunmilá aceitou a sugestão de Exu.

E assim, de acordo com as respostas que as criaturas davam, elas recebiam um modo de vida de Orunmilá, uma missão, enquanto isso acontecia, Exu, travesso que era, pensava em como poderia confundir Orunmilá.

Orunmilá perguntou a um homem: “Escolhes viver dentro ou fora?”. “Dentro”, o homem respondeu, e Orunmilá decretou que doravante todos os humanos viveriam em casas.

De repente, Orunmilá se dirigiu a Exu: “E tu, Exu? Dentro ou fora?”. Exu levou um susto ao ser chamado repentinamente, ocupado que estava em pensar sobre como passar a perna em Orunmilá, e rápido respondeu: “Ora! Fora, é claro”, mas logo se corrigiu: “Não, pelo contrário, dentro”, Orunmilá entendeu que Exu estava querendo criar confusão, falou pois que agiria conforme a primeira resposta de Exu, disse: “Doravante vais viver fora e não dentro de casa”.

E assim tem sido desde então, Exu vive a céu aberto, na passagem, ou na trilha, ou nos campos, diferentemente das imagens dos outros orixás, que são mantidas dentro das casas e dos templos, toda vez que os humanos fazem uma imagem de Exu ela é mantida fora.

One Year Performance_Tehching Hsieh_2609

26 de septiembre de 1981
 

DECLARACIÓN


Yo, Tehching Hsieh, planeo hacer una pieza de performance de un año.


Yo me quedaré AFUERA por un año, nunca estaré adentro.


Yo no entraré en edificio, metro, tren, automóvil, avión, barco, cueva, tienda de campaña.
 

Yo tendré un saco de dormir.


La performance comenzará el 26 de septiembre de 1981 a las 2 p.m. y continuará hasta el 26 de septiembre de 1982 a las 2 p.m.
 

Tehching Hsieh


Nueva York

​​

/

26 de setembro de 1981
 

DECLARAÇÃO


Eu, Tehching Hsieh, planejo fazer uma peça de performance de um ano.


Eu ficarei FORA por um ano, nunca dentro.


Eu não entrarei em prédio, metrô, trem, carro, avião, navio, caverna, barraca.


Eu usarei um saco de dormir.


A performance começará em 26 de setembro de 1981 às 14h e continuará até 26 de setembro de 1982 às 14h.

Tehching Hsieh


Cidade de Nova Iorque

One Year Performance_Tehching Hsieh_2609
One Year Performance_Tehching Hsieh_2609

Tehching Hsieh [website]

bottom of page